A XXV edição do Torneio “Páscoa em Patins” 2013, que apresentou, este ano, um novo formato jogado em apenas dois dias, sexta (29) e sábado (30), voltou a ser um sucesso em mais uma grande organização com a chancela do HCT. Na sexta feira o certame teve uma entrada positiva, com qualidade acima da média e com jogos bastante equilibrados, sendo que no sábado também não desapontou o muito público que se deslocou ao gimnodesportivo turquelense e que teve o prazer de assistir a dois bons dias de hóquei em patins, com doze horas seguidas de ação em cada um dos dias.

torneio da pascoa

No escalão de Bambis, Turquel e Mealhada disputaram a conquista do torneio até ao último segundo e um empate a quatro bolas deu a vitória aos da casa no final do dia, embora os resultados pouco importem neste escalão, sendo de destacar o empenho e a alegria que todos os atletas colocaram em rinque.

Nos Escolares a competição foi emotiva, com HC Turquel “A” e Infante Sagres a superiorizarem-se a HC Turquel “B” e Alenquer numa luta com disputa de meias finais e apuramentos de 4º, 3º, 2º e 1º lugares. Na final da competição a equipa do HC Turquel “A” superiorizou-se inequivocamente à forte equipa do Infante Sagres, num escalão em que a qualidade hoquística foi "abundante". O mesmo se passou no sábado com os Benjamins, que jogaram no mesmo formato e em que HC Turquel “A” e ED Viana protagonizaram uma luta acesa pelo primeiro lugar, numa final de grande equilíbrio e que pendeu para os da casa (6-4).

Os Infantis jogaram no Sábado e a simetria de forças foi a nota dominante, o HC Braga SAD acabou por vencer o torneio (bateu o HCT por 5-6 no derradeiro embate), mas HC Turquel e CA Feira, treinado pelo ex guarda redes dos seniores do HC Turquel o grande Rui Andrade “Ruca”, acabaram por protagonizar jogos emotivos e com excelentes pormenores técnicos e táticos, tendo em conta a faixa etária.

O mesmo se passou nos Iniciados, com a AJ Salesiana a mostrar bons argumentos, mas ainda assim insuficientes para bater o vasto plantel turquelense, que acabou por vencer o torneio, jogando quase com duas equipas distintas nos dois jogos realizados. A equipa do HC Viseu acabou por ser o outsider e deu réplica ao HCT no último jogo, mas teve dificuldades em acompanhar o ritmo dos outros dois adversários, ainda que tenha tido participação meritória.

No escalão de Femininos o equilíbrio foi a nota dominante, com o empate (4-4) entre a jovem equipa do HC Turquel e a AP Aveiro logo pela manhã de sexta a lançar o mote para o que veio em seguida. No segundo jogo da tarde a AP Lisboa superiorizou-se a Aveiro (3-1) e à noite, com o empate a bastar a Lisboa, o HC Turquel redimiu-se do jogo menos conseguido da manhã, batendo Lisboa por convincentes 3-1, arrebatando o primeiro lugar da competição.

Nos Juvenis aguardava-se com expetativa o jogo entre o HCT e o Benfica, que teve honras de encerramento do certame, mas a equipa turquelense acabou por acusar algum desgaste de um fim de semana longo e sucumbiu ao maior poderio dos encarnados, que acabaram por vencer o torneio com naturalidade neste escalão. Destaque ainda para a participação digna do C. Naval Setubalense, a equipa das margens do Sado não evitou o último lugar da tabela classificativa mas teve participação honrosa e, no final, presenteou a direção do HCT com uma tela alusiva ao seu símbolo, num gesto nobre e que se registou positivamente.

No escalão de Juniores as expetativas altas acabaram por sair um pouco goradas, tendo em conta que os jogos realizados ficaram aquém do esperado em termos exibicionais e, apesar do HC Turquel ter conquistado o torneio, mercê de duas vitórias frente a Mealhada (2-1) e Salesiana (6-3) no encontro que fechou o dia de sexta, os momentos competitivos acabaram por não entusiasmar em grande escala os adeptos presentes. Apesar disso, mérito para os intervenientes que dignificaram a competitividade patente no torneio ao longo dos anos.

De realçar o jogo de exibição que a Iniciação do HCT protagonizou a meio da tarde de Sábado, mostrando que a modalidade no nosso clube está bem viva e que o futuro está assegurado, tal é o número de crianças que patinam e que exibem já grandes dotes hoquísticos, sob orientação das professoras Soraia Ferreira e Mafalda Taveira.

Palavra final para quem tornou possível a realização de mais uma edição do Torneio “Páscoa em Patins”, desde o staff da cozinha, passando pelo pessoal da multimédia, funcionários do clube, treinadores, seccionistas, massagista (Sr. Aníbal Semedo), árbitros, jogadores, pais e amigos, coordenadores e os elementos da direção, que têm eternizado este evento ano após ano, dando-lhe uma dimensão e uma qualidade inigualáveis no país hoquista. Palavra especial para o Sr. Aníbal Coelho e para o Sr. Manuel Pestana que fabricaram, de forma sublime e artesanal, as “medalhas” em forma de patim com que os intervenientes diretos foram presenteados. O torneio celebrou, em 2013, as “bodas de prata”, em vinte e cinco edições que têm engrandecido a instituição e colocado o HCT no topo do hóquei em patins nacional, no que à formação de jovens atletas e à organização de eventos diz respeito. Parabéns e muito obrigado a todos…viva o HCT!

Confira as tabelas com os resultados dos jogos dos dois dias:

SEXTA-FEIRA, 29.03.13

JOGO

CATEGORIA

EQUIPAS

HORA

RESULTADOS

1

Bambis

H.C. Turquel

E.S. Stuart Carvalhais

9h

12 – 2

2

Juniores

A.J. Salesiana

H.C. Mealhada

9h45m

6 – 4

3

Femininos

H.C. Turquel

A.P. Aveiro

10h45m

4 – 4

4

Escolares

H.C. Turquel A

S. Alenquer B.

11h45m

5 – 2

5

Escolares

H.C. Turquel B

C. Infante Sagres

12h30m

0 – 5

6

Bambis

E.S. Stuart Carvalhais

H.C. Mealhada

13h15m

4 – 6

Iniciados Sul C

H.C.Turquel

C.F. Estremoz

15H00

7 – 3

7

Juniores

H.C. Turquel         

H.C. Mealhada

16h

2 – 1

8

Femininos

A.P. Lisboa

A.P. Aveiro

17h

3 – 1

9

Escolares

Vencido (j4) S. Alenquer B.

Vencido (j5) H.C. Turquel B

18h

4 – 2

10

Escolares

Vencedor (j4) H.C. Turquel A

Vencedor (j5) C. Infante Sagres

18h45m

8 – 2

11

Bambis

H.C. Turquel 

H.C. Mealhada

19h30m

4 – 4

Cerimónia de Encerramento (Bambis, Escolares)


12

Femininos

H.C. Turquel

A.P. Lisboa

20h15m

3 – 1

13

Juniores

H.C. Turquel

A.J. Salesiana

21h15m

6 – 3

Cerimónia de Encerramento (Femininos e Juniores)



SÁBADO, 30.03.13

JOGO

CATEGORIA

EQUIPAS

HORA

RESULTADOS

14

Iniciados

H.C. Turquel

A.J. Salesiana

9h30m

3 – 1

15

Infantis

H.C. Turquel

C.A. Feira

10h30m

4 – 2

16

Juvenis

H.C. Turquel

C. Naval Setubalense

11h30m

9 – 5

17

Benjamins

H.C. Turquel A

C.A. Feira

12h30m

10 – 0

18

Benjamins

H.C. Turquel B

E.D Viana

13h15m

0 – 12

19

Infantis

H.C. Braga SAD

C.A. Feira

14h

10 – 4

20

Iniciados

A.J. Salesiana

H.C. Viseu

15h

8 – 0

21

Juvenis

S.L. Benfica

C. Naval Setubalense

16h

11 – 3

22

Benjamins

Vencido (j17) C.A. Feira.

Vencido (j18) H.C. Turquel B

17h

6 – 0

23

Benjamins

Vencedor (j17) H.C. Turquel A

Vencedor (j18) E.D. Viana

17h45m

6 – 4

24

Iniciação

H.C. Turquel “A”

H.C. Turquel “B”

18h30m

Jogo de exibição

Cerimónia de Encerramento (Benjamins e Iniciação)

Apresentação de todos atletas e colaboradores do H.C.Turquel

25

Infantis

H.C. Turquel

H.C. Braga SAD

19h30m

5 – 6

26

Iniciados

H.C. Turquel

H.C. Viseu

20h30m

3 – 2

27

Juvenis

H.C. Turquel

S.L. Benfica

21h30m

1 – 8

Cerimónia de Encerramento (Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis)