Após completar duas temporadas (2016/2017 e 2017/2018) na “aldeia do hóquei”, o turquelense João Ricardo Mendes Silva, popularmente conhecido no mundo do Hóquei em Patins como “Janeka”, e a Direção do Hóquei Clube de Turquel não chegaram a um entendimento para que o atleta pudesse continuar de alvinegro ao peito na época 2018/2019.

Produto das escolas de formação do H.C. Turquel, Janeka deu as primeiras “patinadelas” e stickadas no Gimnodesportivo de Turquel, mas foi intermitente no seu percurso de alvinegro ao peito, tendo completado o seu percurso formativo em vários clubes do distrito de Leiria, Lisboa e Santarém, tais como B.I.R. Valado dos Frades, S.C. Marinhense, S.L. Benfica, Sporting C.P. e inclusivamente H.C. “Os Tigres de Almeirim.

Com bastante experiência acumulada a nível de clubes e de Seleções, onde foi Campeão Europeu de Sub-17 e de Sub-20 e Vice-campeão Mundial de Sub-20 por Portugal, João Silva ainda é um jovem e com 26 anos terá de dar um novo impulso à sua carreira. Nas duas épocas em que representou o HCT no escalão de Seniores, Janeka primou pela técnica individual refinada e pela explosão das suas ações em momento ofensivo, tendo progredido de forma exponencial a nível mental, e deixado uma marca indelével de carinho em todos os adeptos turquelenses.

Conheça os seus números no HCT, na relação jogos/golos em partidas oficiais nas duas épocas passadas de alvinegro ao peito:

 

Janeka (HCT)

Camp. Nac. 1ª Div.

Taça Portugal

Taça CERS

Jogos

Golos

Jogos

Golos

Jogos

Golos

2016/2017

26

14

1

1

6

1

2017/2018

22*

6*

1

-

6

1

Total/Competição

48*

20*

2

1

12

2

Total Acumulado

62* jogos/23* golos

 *Ainda decorre, com quatro jogos por disputar.

A direção alvinegra, toda a estrutura do clube, bem como o HCT.pt vêm, por este meio e de forma oficial, agradecer todo o esforço, dedicação e carácter demonstrados pelo João ao longo de todo o seu percurso no nosso clube, e vem também desejar-lhe as maiores felicidades do mundo para o futuro, com a certeza que o consideraremos sempre um dos nossos, estando as nossas portas sempre abertas para ele e para toda a sua família. Obrigado por tudo Janeka!

Fotos: Carmo Honório