CARTÃO ADEPTO24
BILHETEIRA
HCT
SENIORES
12 OUT
21:00h
COMPRAR AJS
HCT
SENIORES
26 OUT
21:00h
COMPRAR ADO
|
Mais de cinquenta anos dispersando pela vida, os homens e mulheres que viveram e concretizaram o sonho do Hóquei Clube de Turquel, transformaram-se num alfobre de experiências e memórias de inultrapassável riqueza.
O HCT é hoje uma instituição consolidada, com um peso decisivo na vida local e um enorme respeito no País, pelo prestígio invulgarmente grande em terra pequena, pela diferença positiva em muitas das grandes e pequenas coisas, pela dignidade e elevação da sua postura e acção.
Os estatutos do HCT foram aprovados no dia 26 de Agosto de 1962, no mesmo dia da inauguração do rinque. Por esse facto, os pioneiros do Hóquei Clube de Turquel consideram o dia 26/8/62 como aquele em que, verdadeiramente, nasceu o clube.
É uma posição, legítima, como legítimas serão outras divergentes, desde logo a oficial, ou seja, aquela que define como início do clube a data da publicação desses estatutos, pois é essa publicação que confere personalidade jurídica à instituição.
Quando, em 1962 o HCT começou a olhar para a organização das provas nacionais, vivia-se ainda uma fase embrionária da modalidade, com preponderância absoluta de Lisboa e linha de Cascais, a que apenas os moçambicanos faziam frente, pese embora já houvesse alguma competitividade no Porto.
Os campeonatos eram organizados numa base regional, a partir da qual se apuravam os clubes que acediam às provas nacionais.
A década de setenta corresponde a uma fase decisiva para a sobrevivência do clube.
Embora a turbulência política que agitou e dividiu o País sempre tenha sido mantida fora de portas, convulsões internas marcaram o clube, que por várias vezes esteve à beira da ingovernabilidade, e consequente encerramento.
Durante a primeira fase da sua existência o HCT foi, deliberadamente um clube local. É certo que muito cedo entraram na equipa jogadores oriundos de Alcobaça, de Rio Maior. Sendo de fora de Turquel, esses atletas eram acolhidos como "prata da casa" integrando-se no grupo num espírito do mais puro amadorismo, sentindo a camisola e vivendo o clube como os locais.
No final desta década , surgem os cortejos de oferendas com o propósito de construir um novo recinto.
Nesta década o nosso clube, sobe pela primeira vez a 1ª Divisão Nacional de Hóquei em Patins.
Os finais dos anos 70 tinham visto nascer o novo rinque, destinado a ser usado a céu aberto durante alguns anos e essa circunstância condicionara a escolha do pavimento, que, por sugestão de António Livramento, foi pavimentado com mosaicos. Uma boa opção, durante o período de uso a descoberto, mas que se revelou problemática depois da cobertura, e só muitos anos (e jogos suspensos e adiados depois) foi resolvida.
No ínico dos anos 80 procede-se a instalação da cobertura e balneários, (ainda era cedo para falar verdadeiramente do pavilhão), a introdução de novas modalidades foi o reflexo de clima de abertura e eclectismo que se instalou, e que teve o seu maior impacto na chegada da mulher ao desporto.
O crescendo de competitividade sentido na segunda metade dos anos 80 tem o seu apogeu na década seguinte. Em 1990 Livramento regressa ao clube, para uma colaboração com alguma continuidade, e o clube torna-se um natural primodivisionário, com classificações sistemáticas a meio da tabela.
Em 1991 Turquel chegou à final da Taça de Portugal, merecendo o privilégio da primeira transmissão em directo dum seu jogo pela televisão nacional. Perdeu com o Benfica por 3-1, mas confirmou-se como potência do hóquei em patins nacional, e foi sem surpresa que duas épocas depois se estreou nas competições internacionais.
Foi épico o jogo em que, depois dum "passeio" a Montreux, com goleadas cá e lá, eliminou o Viareggio, para a Taça CERS.
O virar do século encontrou o HCT com uma linha definida, e um conceito estrutural claro, dirigido à formação.
O clube volta a concentrar-se na sua vocação social, e a investir na sua dimensão humana como suporte básico de funcionamento.
Implementou uma nova e inovadora abordagem a formaçao dos atletas, ao decidir proporcionar tempo de jogo idêntico a todo os atletas até ao escalão de iniciados.
Modelo inovador o qual viria a ser implementado pela Federação Portuguesa de Patinagem uns anos mais tarde. E assim o clube lançou
as pedras basilares para os feitos que viria aconseguir na segunda década do século XXI.
Também nesta década, 2008 nasceu a HCTv, sendo dos primeiros pioneiros em Portugal a realizar tansmissão Streaming sobre internet.
Com a subida à Primeira divisão em 2011, com atletas na sua maioria oriundos da formação, o Clube
criou a base que permitiu permanecer na divisão principal durante vários anos. A equipa feminina, sagra-se Campeão Nacional Sénior.
Com a implementação e sedimentação de Marketing desportivo iniciado no final da década anterior, e a criação da ligação com adeptos através das redes sociais, o HCT sedimentou a sua imagem como clube moderno e adaptado às novas tecnologias.
Todo o trabalho e inovação permitiu ao Clube ter uma imagem de respeito e credebilidade junto das entidades e patrocinadores, que nos fazem existir hoje, tal como somos.