19.06.2023
O Hóquei Clube de Turquel fez história ao sagrar-se Campeão Nacional da 2ª Divisão de Hóquei em Patins pela segunda vez no seu historial, 36 anos após a última conquista, na longínqua época de 1986/87. Os de Guillem Pérez igualaram o feito dos comandados de Aníbal Rosa que em 86/87 orientava atletas que fizeram história no clube, tais como Hermínio Mor e Luís Coelho, ambos guarda-redes, Vítor Coelho [C], Tobé, Horácio Honório, Eurico Ramos, José Manuel, Paulo Tinta, Francisco "Chico" Rafael, Dinis Vicente, entre outros. Desta feita, numa final a duas mãos eletrizante e emocionante, diante da Juventude Pacense, a nossa formação venceu em casa por 4-3 e no passado sábado, dia 17 junho 2023, o empate a cinco bolas no Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira trouxe um resultado agregado favorável de 8-9 à nossa equipa. O título de Campeão Nacional da 2ª Divisão regressou assim, mais de três décadas depois, à Aldeia do Hóquei.
Entrámos na "finalíssima" a vencer (0-1), por intermédio de Salvador André, mas ainda antes do intervalo a Juventude Pacense virou a contenda a seu favor com golos de Miccoli e de José Cancela, indo para os balneários a vencer por 2-1, o que deixava a eliminatória igualada a cinco bolas. Na segunda metade os da casa adiantaram-se (3-1) com um golo de Dinis Abreu, mas os nossos "brutos-dos-queixos" não se deixaram abater e em apenas 13 segundos, aos 19:49m e aos 19:36m, Daniel Passos e André Pimenta respetivamente colocavam-nos novamente na frente (agg: 6-7). A 10 minutos do término do encontro Daniel Passos converteu o seu segundo livre direto (100% de eficácia), contrastando com as quatro bolas paradas forasteiras, negadas pelo nosso "muro", Diogo Almeida. No entanto, Zé Miguel e Gonçalo Neto (este último a 53 segundos do fim), colocavam os visitados na frente do marcador (5-4), igualando assim a final com um agregado de 8-8. Quando pairava no ar algum desânimo na bancada afeta ao nosso clube, tendo em conta que sofremos um golo tão perto do final e também por estarmos "à bica" com a 14ª falta de equipa, eis que apareceu quem tinha de aparecer neste momento do jogo, como se o destino se encarregasse de colocar as coisas no devido lugar...a 33 segundos do apito final dos árbitros do Porto, Pedro Silva e Sílvia Coelho, o nosso capitão Vasco Luís, recebeu uma bola perdida na entrada da área Pacense e apontou o 774º golo da sua enorme carreira como sénior, sendo este, quiçá, um dos tentos mais importantes e decisivos do historial pessoal do camisola nove turquelense. Vasco marcou, a equipa segurou o empate (5-5) até final, como quem protege a sua própria vida, e o HC Turquel sagrou-se Campeão Nacional com uma vitória por 8-9 no conjunto da eliminatória!
Os jogadores e a equipa técnica comemoraram com entusiasmo e emoção a conquista do título, erguendo o troféu de Campeões Nacionais da 2ª Divisão junto dos cerca de 200 adeptos turquelenses que se deslocaram a Paços de Ferreira, e, depois de 02h30m de viagem, junto daqueles (os melhores do mundo) que aguardaram ansiosamente a equipa, às 03h da madrugada, a festa replicou-se na nossa "Aldeia".
O título foi a "cereja no topo do bolo" de uma época por si só de excelência, com 23 vitórias, 5 empates e apenas duas derrotas em 31 jogos. O sucesso do Hóquei Clube de Turquel na 2ª Divisão foi o resultado de uma época de trabalho árduo e de tremenda dedicação de todos os envolvidos, que começaram a construir esta conquista desde o momento em que a equipa desceu de divisão na época anterior. Desde a Direção do clube até aos jogadores, passando pela equipa técnica, staff, sócios, patrocinadores, adeptos e simpatizantes, todos contribuíram para alcançar este feito memorável. A conquista do título e a promoção à 1ª Divisão enchem de orgulho e felicidade todo um clube, uma região e aqueles que gostam de nós das mais variadas formas.
Palavra forte e importante à instituição Juventude Pacense, sendo fundamental destacar a forma como nos "vendeu" muito cara esta conquista nos dois jogos, fazendo com que este sucesso seja ainda mais prazeroso e que os festejos inerentes se devam não só à vitória no agregado, mas também ao tremendo esforço realizado nesta caminhada. Agradecemos a forma como fomos recebidos em Paços de Ferreira e o Fair-Play demonstrado pelos dois clubes, nos dois duelos, foi um ato digno de fazer corar outras instituições, com outras responsabilidades.
Somos de Primeira e, felizmente, não é só pelo estatuto que adquirimos depois da conquista da subida de divisão. Uma palavra também de parabéns ao Clube Hóquei dos Carvalhos pela subida ao escalão máximo do Hóquei em Patins Nacional, depois de vencerem o Candelária Sport Clube no Play-Off de Apuramento de Promoção, também com um agregado de 8-9 no conjunto das duas mãos.
Está encerrada a época 2022/23, e que época!
Campeões Nacionais 2ª Divisão
Equipa Técnica: Guillem Pérez, Elvis Canas, David Agostinho, João Domingues, Vítor Sousa.
Atletas: Vasco Luís (C), André Pimenta, Diogo Almeida, Xavier Lourenço, Tiago Mateus, Daniel Passos, Tiago Silva, Xavier Duro, Salvador André, Guilherme Duro, José Moreira, Isidro Evangelista, Martim Vicente e Gonçalo Costa.
Presidente: Paulo Bértolo (em representação de todos os elementos da estrutura diretiva) e Nuno Maurício (Diretor Desportivo).
Staff: José Pedro, Manuel Pestana, Ana Feteiro, Pedro Pereira e Lucas Luís.